Detran de Santa Catarina libera consulta a irregularidades
Detran de Santa Catarina libera consulta a irregularidades

Detran de Santa Catarina libera consulta a irregularidades

Através do Detran consultas o cidadão pode fazer a consulta online de diversos serviços. No site do Detran SC consultas o usuário pode ter acesso a informações sobre IPVA, DPVAT e Licenciamento. Confira como é fácil realizar os procedimentos online.

Consulta Detran
Consulta Detran

Logo na página inicial é possível verificar os serviços principais disponíveis. Entre as opções estão:

  • Consultas de CNH;
  • Consulta de multas;
  • Consulta de multas em sua CNH estrangeira (fora do país);
  • Pontuação no prontuário;
  • Andamento do processo da CNH;
  • Entre outros.

Desta forma, confira ao longo do artigo como fazer as consultas do site do Detran SC.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SANTA CATARINA

O Detran SC, hoje é responsável pelo atendimento de 3,5 milhões de veículos, emplacamento, cobranças de taxas e etc. Entretanto, em sua página oficial é possível observar que existe outros serviços para o usuário.

Diante disso, o Detran SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) é um órgão do Poder Executivo Estadual, responsável pelas informações relacionadas ao trânsito do estado.

Com o site disponível o motorista pode encontrar as informações referentes ao serviço desejado, como multas, infrações, IPVA, regras de trânsito e outros dados com relação à legislação de trânsito.

Emissão da guia do IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) precisa ser pago anualmente, assim sua taxa é solicitada pela Secretaria da Fazenda de cada estado.

Este tributo é feito em cima de carros, motos, caminhões e ônibus, tratores, jet-skis, lanchas, barcos e aviões de esporte.

Para conseguir fazer a consulta do IPVA Santa Catarina e observar seus débitos pendentes, o usuário pode acessar aqui e seguir nossas indicações abaixo:

  • A consulta é simples basta ter seus documentos como CPF, sua CNH e o código do RENAVAM.
  • O site é um serviço único de Santa Catarina e de todos os veículos cadastrados nele.
  • Com a página do Detran SC, aberta, o usuário na parte superior do site, deve digitar o número da sua placa e código RENAVAM;
  • Selecionar “ok”.

Em seguida será exibida uma imagem na qual é possível ter as informações referentes ao pagamento do IPVA.

Caso existam débitos estes podem ser quitados no Bradesco ou Itaú, por meio da guia emitida a partir do site do Detran, ou na cooperativa Creditran.

Consulta do Seguro Obrigatório

Já o seguro DPVAT 2024 (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), tem o direito de cobrir vidas do trânsito graças aos seguros e indenizações.

Desta forma, caso ocorra acidente, o DPVAT cobre os danos físicos, além dos danos no seu veículo. Todavia é preciso que o dono do veículo mantenha em dia o pagamento. Com o valor em dia ele não perde o direito ao DPVAT.

Para os usuários que tem dúvidas sobre o seguro, pode ter as informações no site do Detran SC. Para verificar todas as informações, acesse aqui.

Irregularidades no licenciamento

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) tem que ser renovado a cada ano, mas somente é liberado após o pagamento do IPVA. Através deste documento o motorista fica regularizado e tem o direito de circular nas ruas e avenidas.

É importante frisar novamente que sem o pagamento IPVA 2024 Minas Gerais, o usuário não pode dirigir de forma legal.

O não pagamento é considerado uma infração e pode render uma multa gravíssima (sete pontos) em sua carteira de habilitação. O usuário que for advertido e não estiver com o documento de licenciamento do veículo, pode ter o mesmo apreendido imediatamente.

Desta forma, todo ano é feito um novo licenciamento e as datas sempre são divulgadas do Detran SC consultas.

Estes valores têm como base o ano de seu veículo, portanto, cada veículo apresenta um valor diferente de licenciamento assim como outro valor de IPVA.

Para saber o licenciamento 2016 e ter informações referentes à tabela, é preciso acessar o site oficial aqui.

Na página na parte inferior deve clicar “Licenciamento Anual”. Na site serão exibidas as datas data limite para pagamento de IPVA e licenciamento de veículos.

Deixe um comentário