ir ao topo

    Design Para Todos?

    Mostra de cartazes sobre o tema central, desenvolvida especialmente para a Bienal por 20 artistas gráficos convidados, tendo como tema design para todos. A mostra objetiva dar um destaque particular ao design gráfico. Para isso a Bienal selecionou 20 cartazistas veteranos de oito estados brasileiros e promoveu um workshop de três dias, para contextualizar a proposta, tirar dúvidas e apoiar o processo dos artistas. Cada um deles apresentou sua ideia e seu processo de criação. Além de visitar os locais de exposição, o grupo participou de uma mesa-redonda com o Secretário Municipal de Urbanismo, na qual trocaram impressões e compartilharam suas visões sobre o tema. O resultado se traduziu em 20 visões de aspectos da acessibilidade e mobilidade.

    pt__foto_01

    Curador adjunto: Bruno Porto

    É designer gráfico, professor e consultor em design. Atua em áreas do design gráfico e da ilustração, tendo trabalhos premiados e expostos nas Américas, Ásia e Europa. É Coordenador Executivo pelo Brasil para a Bienal de Tipografia Latino-Americana TIPOS LATINOS, membro de diversos conselhos, como da Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, tendo integrado sua Diretoria, Coordenação e Conselho de Ética. Atualmente é o Coordenador-Geral da 10a Bienal Brasileira de Design Gráfico. É autor de livros como Vende-se Design (2011, 2AB Editora) e Memórias Tipográficas das Laranjeiras, Flamengo, Largo do Machado, Catete e adjacências (2003, 2AB Editora), e co-autor de Logotipo X Logomarca (2012, 2AB Editora), Porto+Martinez 1996>2004 (2005, J.J.Carol) e Asian Graphics NOW! (2010, TASCHEN). Colunista de design e ilustração das revistas abcDesign NewGraphic e do portal www.DesignBrasil.org.br, é um dos editores do site www.BrazilianGraphicDesign.com. Organiza e participa ativamente de exposições, júris, palestras, mesas-redondas, congressos e workshops. Atualmente coordena o curso de Graduação Tecnológica em Design Gráfico do Centro Universitário IESB no Distrito Federal.

    pt__foto_01

    Curador adjunto: Rico Lins

    Designer, diretor de arte, ilustrador e educador, atuou nos últimos 30 anos entre Paris, Londres, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo, em projetos para empresas como CBS Records, Time Warner, New York Times, Newsweek, MTV, Editora Abril, Natura, entre outras. Ex-professor da School of Visual Arts de Nova York, coordenou e atualmente é professor do Master em Graphic Design no Instituto Europeo de Design, em São Paulo. Promove palestras e workshops no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, Festival della Creatività Firenze, IED Barcelona. Com exposições individuais em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas e Chaumont, tem participado também ativamente dos principais congressos, bienais e mostras coletivas de design em vários países, como expositor, curador e membro de júris. Tem artigos e portfólio publicados nas principais revistas e livros especializados internacionais e há obras suas nas coleções permanentes de instituições estrangeiras na França, Alemanha e Brasil. Recebeu, entre outros prêmios, as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril, o Design by Designers 2001 e o Merit Award do Type Directors Club em 2007. É membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana de Artes, São Paulo e desde 1997 integra a AGI – Alliance Graphique Internationalle.

    • Patrocínio Ouro
    • Patrocínio Bronze
    • Realização
    • Realização
    • Co-realização
    • Apoio Institucional
    • Apoio
    • Apoio Cultural
    • Revista Oficial
    • Cia Aérea Oficial
    • Parceria
    • Iniciativa

    © 2015 Bienal Brasileira de Design