ir ao topo

    MOSTRA JOVENS DESIGNERS CHEGA A FLORIANÓPOLIS

    30 May, 2015

    Durante a Bienal Brasileira de Design, exposição traz criatividade de universitários ao Shopping Iguatemi e fica em cartaz de 15 de maio a 12 de julho

    Após grande sucesso em São Paulo, com mais de 18 mil visitas, a mostra Jovens Designers chega à cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A exposição reúne 40 produtos e protótipos de 63 universitários de design de produto de todo o Brasil. Estarão presentes na mostra os sete projetos mobiliários que acabam de retornar de Milão (Itália), após exposição no Salone Satellite 2015; o projeto vencedor do Prêmio Deca de Design Sustentável e o Troféu Destaque desta quinta edição.   
     
    Realizada entre 15 de maio a 12 de julho no Shopping Iguatemi e parte integrante da Bienal Brasileira de Design - cujo tema é “Design para todos”, a mostra Jovens Designers que tem como intuito estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. Para a exposição em Florianópolis, o projeto traz novidades: um aplicativo de celular que poderá ajudar o visitante a obter mais informações sobre cada produto.
     
    Com realização da Origem Produções, patrocínio da Deca e apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Associação dos Designers de Produtos (ADP) e da Bienal Brasileira de Design, a 5ª Mostra Jovens Designers tem curadoria de Auresnede Pires Stephan e cenografia assinada pelo designer Sergio J. Matos.
     
    “O projeto Jovens Designers tem como objetivo estimular a formação de novos talentos, revelando a pluralidade da produção dos estudantes das diversas regiões brasileiras. Os 40 produtos selecionados para a exposição se destacam pela criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos, como mobiliário, saúde e bem-estar, tecnologia, infantil, entretenimento, entre outros”, conta Marici Vila, sócia fundadora da Origem Produções.
     
    Os 63 universitários selecionados vieram de 24 universidades, em 12 cidades e oito estados (Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Design MCB, Salão Design Movelsul, Talento Volkswagen Design 2013 – Soapbox Gran Prix, Prêmio Tok&Stok, Prêmio Sebrae Minas Design, Prêmio ABRE, Prêmio Idea Brasil, Prêmio Idea Brasil / EUA, Prêmio Alcoa de Inovação e Alumínio e Desafio de Design Odebrecht Braskem.
     
    “Nossa metodologia de seleção foi avaliar projetos desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2013, que fossem prioritariamente Trabalhos de Conclusão de Curso e/ou projetos que se destacaram como produção acadêmica de real contribuição, independente da série”, salienta o professor Auresnede Pires Stephan, presente desde a 1ª edição do projeto. “Foram também selecionados projetos vencedores das mais diversas premiações realizadas no território nacional, da categoria Estudante”.
     
    A preocupação em atender às necessidades sociais, mais uma vez, tem papel de destaque. Serão apresentados projetos médico-hospitalares e do terceiro setor, pensados especialmente no contexto do nosso país, como cadeira de banho para crianças com paralisia cerebral, cama hospitalar que facilita a comunicação e sistema com bicos específicos em bolsas de soro que auxilia a identificar de forma rápida os medicamentos.
     
    Além da mostra, foram oferecidos debates e encontros com diferentes profissionais da área de design. “A exposição em Florianópolis também marcará o lançamento da 6ª edição da mostra, que começa agora e só termina em 2017”, explica Andressa Sirino, produtora cultural da Origem Produções.
     
    Sobre a mostra Jovens Designers
    O comitê de seleção da 5ª Mostra Jovens Designers foi formado por Auresnede Pires Stephan (curador); Ana Lúcia de Lima Pontes Orlovitz, designer da Deca; Christian Ullmann, da iT Projetos; Levi Giradi, da Questto/Nó; Luciene Torres, superintendente do Centro Pernambucano de Design; Miriam Lerner, diretora geral do MCB; e Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina e presidente executiva da Bienal Brasileira de Design /2015.
     
    Sobre a Deca (unidade de negócios da Duratex)
    A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. Maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, é líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. Produz ainda aquecedores solares e chuveiros eletrônicos. Também está entre as 10 maiores empresa globais dos setores em que atua. Com sede em São Paulo, conta com cerca de 12 mil colaboradores e 15 unidades industriais estrategicamente localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de três fábricas de painéis na Colômbia, por meio de sua participação de 80% na Tablemac. Possui 260 mil hectares com florestas plantadas e áreas de conservação nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Tem suas ações listadas nos mais relevantes índices do mercado, tais como Ibovespa (principal índice de referência da BM&FBovespa), Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index (Índice Dow Jones de Sustentabilidade para Mercados Emergentes) e no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

    SERVIÇO:
    5ª Mostra Jovens Designers (www.jovensdesigners.com.br)
    Abertura: 15 de maio
    Visitação: até 12 de julho
    Ingressos: Entrada gratuita
     
    Local: Shopping Iguatemi Florianópolis
    Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11 às 20h
    Endereço: Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica - Florianópolis
    Tel: (48) 3239-8700
     
    Informações para a imprensa | Jovens Designers
    MD Assessoria & Comunicação
    Priscila Rubira – (11) 3049-1888 | 98784-4825| priscila@mdassessoriacom.com.br
    Fernanda Périgo – (11) 3049-1888 | fernanda@mdassessoriacom.com.br
    Márcia Dadamos – (11) 3049-1888 | marcia@mdassessoriacom.com.br
     
    Informações para a imprensa | Deca
    PLANIN  – Assessoria de Imprensa da Duratex
    Angélica Consiglio e equipe - Tel. 11. 2138-8900 - www.planin.com
    E-mail: duratex@planin.com
    Tel.: 11. 2138-8930    

    • Patrocínio Ouro
    • Patrocínio Bronze
    • Realização
    • Realização
    • Co-realização
    • Apoio Institucional
    • Apoio
    • Apoio Cultural
    • Revista Oficial
    • Cia Aérea Oficial
    • Parceria
    • Iniciativa

    © 2015 Bienal Brasileira de Design