ir ao topo

    Seminário Internacional

    A Bienal Brasileira de Design terá  em sua abertura um seminário internacional, nos dias 15 e 16 de maio de 2015, com o tema “Design para todos”.
    O design vem se posicionando na economia como uma ferramenta essencial e estratégica para o desenvolvimento sustentável da indústria, ampliando o conhecimento conectado a outras áreas, interferindo na gestão e nos processos de fabricação e chegando ao usuário final com qualidades inerentes de um produto/objeto amigável, funcional, tecnológico, atrativo e desejável. Uma Bienal Brasileira de Design tem a obrigação de colocar para a comunidade as discussões mais atuais, os temas mais instigantes, provocando novos posicionamentos em um mundo em constantes mudanças. Optamos assim por discutir o design levando a todos nossos questionamentos, princípios e aflições. Convidamos grandes nomes mundiais pinçados nos diversos continentes, com opiniões e questões relevantes do design. Será um grande debate aberto do design que olha para os grupos minoritários, para as grandes populações urbanas, para as novas classes sociais emergentes, para os grupos participativos e para o coworking, para as linguagens tecnológicas e suas novas soluções, enfim, para o ser humano inserido na sociedade brasileira e global. Participem e curtam muito!

    O seminário internacional acontecerá no Auditório Egon Freitag na FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). Sediada no endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi - Florianópolis - Santa Catarina - CEP 88.034-001

    Os certificados serão emitidos através do link abaixo:

    CLIQUE PARA ACESSAR SEU CERTIFICADO
    • 15 De maio
      13:30 H

      MUGENDI K. M'RITHAA

      CIDADE DO CABO, ÁFRICA DO SUL

      Designer industrial, educador e pesquisador apaixonado pela África, pelo design e pela tecnologia. Atualmente é Professor de Design Industrial na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT).

    • 15 De maio
      14:15 H

      AVRIL ACCOLLA

      MILÃO, ITÁLIA / XANGAI, CHINA

      Designer, ex-vice-presidente da EIDD Design for All Europa e Design for All Itália, escritora, coopera com empresas para "inovação com um sorriso para todos” nos setores de alta tecnologia, comunicação, produtos, pesquisa e desenvolvimento. Atualmente é professora associada da Escola Superior de Artes e Meios de Comunicação da Universidade de Tongji, além de Diretora do avrildesign studio (Milão - Xangai).

    • 15 De maio
      16:15 H

      DENIZ OVA

      ISTAMBUL, TURQUIA

      Formada em Ciências Políticas e Linguística. Em 2007 passou a chefiar o departamento de projetos internacionais da Fundação para Cultura e Artes de Istambul (İKSV). Desenvolveu e organizou festivais e eventos do IKSV em várias cidades europeias, coordenou o Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza e o estúdio de residência artística “Turquie” na Cidade Internacional das Artes. Diretora de Projetos Internacionais desde 2010, foi nomeada diretora da Bienal de Design de Istambul em 2013.

    • 15 De maio
      17 H

      RALPH WIEGMANN

      HANNOVER, ALEMANHA

      Diretor Administrativo do iF International Forum Design GmbH na Alemanha. O iF é reconhecido no mundo todo, em primeiro lugar pelo seu iF DESIGN AWARD, como marca registrada estabelecida, duradoura e conhecida pela premiação de design de excelência.

    • 16 De maio
      08:30 H

      BEL LOBO

      RIO DE JANEIRO, BRASIL

      Arquiteta e sócia da be.bo, escritório de arquitetura que está à frente de mais de cem projetos por todo o Brasil e também no exterior. A m.o.o.c., criada por ela em 2013, desenvolve"móveis, objetos e outras coisas", tendo lançado em 2014 uma linha em parceria com a TokStok. De 2011 a 2014 também esteve à frente do programa “Decora”, no canal GNT, onde atualmente apresenta o programa "Lá Fora com Bel Lobo".

    • 16 De maio
      9:15 H

      MANUEL ESTRADA

      MADRI, ESPANHA

      Fundador e Presidente da Fundación Diseño Madrid (DIMAD) e diretor gerente da Bienal Ibero-Americana de Design (BID). Especializado em design gráfico, alcançou notoriedade no campo de design editorial e corporativo. Já ganhou vários prêmios, e seu trabalho foi exposto em diferentes cidades como Helsinki, Berlin, Lisboa, Miami e Chicago.​

    • 16 De maio
      10:20 H

      JORN KONIJN

      AMSTERDÃ, HOLANDA

      Foi curador de exposições para o Instituto de Arquitetura dos Países Baixos (NAi), da Bienal de Arquitetura de Shenzhen e Hong Kong e da Bienal de Arquitetura de São Paulo. Atualmente, é o curador da exposição “Design Holandês no Palácio do Povo” na Bienal Brasileira de Design | 2015 FloripaFloripa e Curador Internacional de Arquitetura e Design – This Must be the Place.

    • 16 De maio
      11:05 H

      DAN FORMOSA

      PIERMONT, NOVA YORK, EUA

      Designer, consultor do 4B Collective e do Brainpoll. Desenvolveu produtos e serviços inovadores para empresas do mundo todo. O mais importante é que ele vem mudando a maneira como as pessoas pensam sobre marcas, produtos e serviços. Seu mantra é: o design deve ser para pessoas, não para coisas.

    • 16 De maio
      13:30 H

      GUILHERME KNOP

      SÃO BERNARDO DO CAMPO, SÃO PAULO, BRASIL

      Designer responsável pelo estúdio de shape da Volkswagen no Brasil. Guilherme Albuquerque Knop também trabalhou no estúdio de Design da VW na Alemanha e já atuou na Lúmen Design e na Electrolux Design Center. Tem no currículo prêmios como o Talento VW de Design e o Motortrend Design Contest–Califórnia–Armani Concept Car (1º colocado).

    • 16 De maio
      14:15 H

      JORGE MONTANA

      BOGOTÁ, COLÔMBIA

      Designer Industrial, diretor criativo da Duo Diseno, responsável por vários projetos na área de design de móveis e produtos que se destacaram no Brasil e na Argentina. Professor, pesquisador e colaborador de várias publicações internacionais. Editor-fundador da Rede Latinoamericana de design e do site diseño del mueble (design de móveis). Possui grande experiência em design participativo e cocriaçao, área na qual tem feito consultorias internacionais, na América Central, Brasil, Colômbia, Equador Chile e Argentina

    • 16 De maio
      16:15 H

      EDNA DOS SANTOS-DUISENBERG

      GENEBRA, SUÍÇA

      Consultora internacional em Economia Criativa e Desenvolvimento e Assessora do Instituto da ONU para Formação e Pesquisa - UNITAR. Economista com carreira de 30 anos na ONU, na qual é fundadora e foi chefe do Programa de Economia Criativa da UNCTAD até julho de 2012. Membro do júri que elegeu a Capital Mundial do Design 2014 e Conselheira do Centro Internacional de Design de Hong Kong. Presta serviços de consultoria para governos e instituições, e colabora com universidades na Europa, Ásia, EUA e Brasil.

    • 16 De maio
      17:00 H

      MONTSE ARBELO &
      JOSEBA FRANCO

      BILBAO, PAÍS BASCO, ESPANHA

      Fundadores e diretores do Espacio Enter, presidentes da Artechmedia.org & Global Net Society Institute. Artistas que viajam o mundo com suas obras, eventos e trabalhos colaborativos, combinando arte e tecnologia para abordar seu tema principal: o ser humano. Estão à frente da Artechmedia.org (Plataforma de Arte, Ciência, Inovação, Empreendedorismo, Design e Cultura Digital), do Espacio Enter (Festival Internacional de Criatividade, Inovação e Cultura Digital), e do Global Net Society Institute.

    • Patrocínio Ouro
    • Patrocínio Bronze
    • Realização
    • Realização
    • Co-realização
    • Apoio Institucional
    • Apoio
    • Apoio Cultural
    • Revista Oficial
    • Cia Aérea Oficial
    • Parceria
    • Iniciativa

    © 2015 Bienal Brasileira de Design