Governo Divulga Edital para a Participação de Estudantes no Sistema de Seleção Unificada

Edital Sisu 2019: Os estudantes que pretendem participar da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada poderão conferir abaixo informações importantes sobre o programa, inclusive sobre datas, inscrições, regras e Edital Sisu 2019.

O Sisu chega a mais uma edição, após obter sucesso e adesão de cada vez mais instituições nos últimos anos.

Realizado pela primeira vez em 2010, o Sisu utiliza a nota obtida pelos candidatos no último Enem – Exame Nacional do Ensino Médio realizado. Portanto, para poder concorrer às vagas disponíveis no Sisu 2019 será necessário participar do Enem 2018 – Sisu, que terá suas provas aplicadas no último trimestre em todo o país.

Antes mesmo de se inscrever para as provas do Enem os estudantes procuram por informações e novidades a respeito do sistema. Porém, todas as regras serão estabelecidas somente com a divulgação do Edital Sisu 2019, através do MEC – Ministério da Educação, após a liberação dos resultados do exame, prevista para janeiro.

Apesar de que o Edital Sisu 2019 só será divulgado daqui alguns meses os estudantes já podem se preparar para concorrer às vagas tendo como base as regras das últimas edições, visto que poucas são as alterações ou até mesmo não há mudanças no sistema.

Inscrições e Edital Sisu 2019:

De acordo com as regras do Sisu, podem participar somente os estudantes que tenham participado da última edição do Enem e que tenham tirado nota diferente de zero na redação. Aqueles que tenham zerado a redação não poderão sequer acessar o sistema de inscrições.

O Edital, além das regras define também as Datas do Sisu 2019, como o prazo de inscrições, o calendário com as chamadas, matrícula e participação na Lista de Espera.

As inscrições Sisu 2019 estarão disponíveis somente no site oficial () na segunda metade de janeiro. Para se inscrever basta acessar e informar os dados cadastrados no Enem 2018 (Número de Inscrição e Senha). Feito isso resta pesquisar pela vaga desejada, podendo filtrar a pesquisa por Cidade, Nome do Curso ou Instituição.

Mudanças Edital Sisu 2019:

Até a edição de 2018 as instituições deveriam reservar pelo menos 37,5% de suas vagas aos cotistas, de acordo com a Lei de Cotas, de Agosto de 2012. Contudo, em 2019, ainda de acordo com a lei, devem ser reservadas pelo menos 50% das vagas das instituições públicas em todo o país (Saiba mais sobre Cotas do Sisu 2019).

Outro ponto importante a ser observado é em relação a uma alteração recente no sistema: Agora é realizada uma única chamada regular pelo sistema. Os estudantes não selecionados na primeira chamada devem solicitar participação na Lista de Espera e acompanhar as convocações a partir da segunda chamada diretamente nas instituições pretendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *